terça-feira, 23 de novembro de 2010

SAMU do Litoral Norte


Momento Gran Finalle

Hoje o hambúrguer é um ícone da culinária norte-americana. Venha conferir no Gran Finalle X - Burguer , X - Picanha , entre outros ...







S










SAMU do Litoral Norte tem inauguração oficial e vai operar com 14 ambulâncias



Solenidade reuniu dezenas de pessoas na Rua da Praia, em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião promoveu na noite desta segunda-feira (22/11) a solenidade de instalação oficial do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Litoral Norte. O município foi escolhido pelo governo federal como referência para ser a base do serviço que contará com 14 ambulâncias e terá um raio de atuação abrangendo as quatro cidades da região. O SAMU vai trabalhar em regime de plantão 24 horas por dia e atenderá chamados de socorro através do telefone 192.

O evento contou com a participação do prefeito sebastianense, Ernane Primazzi, do seu vice, Wagner Teixeira, do chefe do Executivo de Ilhabela, Antonio Colucci, do consultor técnico do Ministério da Saúde, Lisandro Luis da Silva, do deputado estadual, Carlinhos de Almeida, do vice-prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva Júnior, secretários municipais, vereadores e dezenas de moradores e representantes de entidades de classe da região.

O prefeito Ernane Primazzi afirmou que o governo do presidente Lula tem se mostrado sensível e eficiente na resolução de problemas em diversas áreas, algumas delas, de interesse direto da região, como a do Turismo, cujo ministro por duas vezes fez visitas ao Litoral Norte. “Contudo, na questão da saúde, precisamos ainda de muitos avanços e, a vinda do SAMU para a região é um deles. Esse serviço é de extrema importância porque, em muitos casos, vai significar a diferença entre a vida e a morte de um acidentado”, destacou Primazzi.

Ainda nesta área, o prefeito sebastianense recordou que já negociou com o governo estadual a instalação em São Sebastião do Hospital Regional, que irá atender um público que pode chegar a 1,5 milhão de pessoas na alta temporada de verão. “O SAMU vai se juntar ao trabalho do Cacem e do importante serviço já prestado na área pelo Corpo de Bombeiros. Está de parabéns toda a população do Litoral Norte que soube escolher representantes que trazem serviços como esses para a região”, destacou ele.

O representante do Ministério da Saúde destacou a “ousadia, por seu porte”, da nova instalação do SAMU. Em todo o país, Lisandro Silva, disse que o serviço conta hoje com o trabalho direto de mais de 22 mil profissionais, entre médicos, socorristas e atendentes.

O técnico do governo federal destacou, ainda que o SAMU vai trabalhar em parceria e de forma integrada com o Corpo de Bombeiros. Para garantir a continuidade dos serviços e desonerar os municípios com os custos , Lisandro também afirmou que o Ministério da Saúde está se comprometendo com a sustentabilidade financeira do serviço.

O secretário de Saúde de São Sebastião, Aldo Connellian Júnior lembrou que o Brasil detém o triste índice de cerca de 130 mil mortes por ano no trânsito. “Estes acidentes resultam também em aproximadamente 450 mil brasileiros com seqüelas anualmente. São números de guerra que temos que enfrentar”, enfatizou o secretário.

Classificando os integrantes do SAMU como “anjos da guarda”, Aldo afirmou que juntamente com os Bombeiros as novas equipes estão preparadas para reduzir o número de vitimas nos acidentes nas estradas e centros urbanos. Segundo ele, em São Sebastião será colocado em prática também um trabalho de integração entre o SAMU e o Hospital de Clínicas, nos moldes do já existente com o serviço 193 dos bombeiros.


Nenhum comentário: