sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto Planetário Móbile estara em Barra do Una nesta Sexta - Feira

Estudantes da rede municipal de Ensino na Costa Sul prestigiam projeto Planetário Móbile


Estudantes visitam interior do planetário móvel

A atual Administração por meio da Seduc (Secretaria da Educação), realiza a Semana da Astronomia com o projeto “Planetário Móbile”, nas diversas escolas de São Sebastião.

Nesta quinta- feira 28, o planetário móvel foi montado no ginásio de esportes da Escola Municipal “Professor António Luis Monteiro”, localizada no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul, o qual foi visitado durante à tarde por alunos da EM de Cambury.

Divididas em duas sessões (manhã e tarde), os estudantes participaram das apresentações de aproximadamente 40 minutos, período em que puderam vivenciar na prática, a experiência de uma viagem pelo universo. Com um conteúdo informativo, educacional e visual, o projeto possibilitou ao público estudantil aprender astronomia de forma natural e divertida navegando pelo espaço.

De acordo com a professora Elisângela Aparecida Sebastião, professora do 9º ano, a palestra contribui de forma positiva para a aprendizagem de nossos alunos. “É incrível aprender na prática o que ensinamos através dos livros na sala de aula”, relatou Elisângela.

O professor Lucas Leite, professor das turmas de 6º, 7º e 9º ano, a atividade prática visa trabalhar o conteúdo da olimpíada brasileira de astronomia e astronáutica. “Essa é uma forma de estimular nossos alunos”, disse Leite.

O Projeto Planetário Móbile faz sua última apresentação nesta sexta-feira 29, na Escola Municipal ‘Sebastiana Costa Bittencourt”, localizada em Barra do Una, e receberá também crianças da EM de Juquey.

Metodologia

Por trás do espetáculo, existe um trabalho pedagógico responsável e comprometido com os valores da nova educação. As apresentações são permeadas de temas transversais que podem ser explorados, em discussões posteriores, em sala de aula. A inserção desses temas enriquece o trabalho, resultando em soluções criativas no processo de ensino-aprendizagem.

O professor Irineu Gomes Varella, diretor do Planetário Municipal de São Paulo, de 1980 a 2002, desenvolveu um roteiro especialmente para o Planetário Móbile.

Os temas de Educação Ambiental foram elaborados pela professora Assucena Tupiassú, coordenadora de cursos no Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes), e da SVMA (Secretária Municipal do Verde e do Meio Ambiente) de São Paulo.

Apresentações

A linguagem e os conteúdos foram elaborados de acordo com as várias faixas etárias, acompanhando as etapas do desenvolvimento cognitivo. Os programas compreendem todas as séries, desde a educação infantil até o ensino médio.

Durante a narrativa, várias passagens se interrelacionam com os temas de educação ambiental. Ao serem questionados sobre o que aprenderam no planetário, os alunos sempre falam sobre as maravilhas dos planetas e principalmente sobre a importância de cuidar da Terra, visto ser o único planeta habitável no Sistema Solar.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Começa o Bolão do Blog do Wilhão 004

Bolão do Blog do Wilhão 004

Mês de Maio

01 - 03/05 - Barcelona X Real Madrid

02 - 03/05 - América /Mex X Santos

03 - 04/05 - Manchester United X Schalke 04

04 - 04/05 - Internacional Porto Alegre X Peñarol

05 - 04/05 - Universidad Católica X Grêmio

06 - 04 /05 - Libertadad X Fluminense

07 - 05/05 - Cruzeiro X Once Caldas

08 - 05/05 - Villarreal X Porto

09 - 05/05 - Braga X Benfica

10 - 21/05 - Santos X Internacional Porto Alegre

11 - 22/05 - Palmeiras X Botafogo

12 - 22/05 - Grêmio X Corinthians

13 - 22/05 - Fluminense X São Paulo

14 - 28/05 - Internacional Porto Alegre X Ceará

15 - 28/05 - Botafogo X Santos

16 - 29/05 - Corinthians X Coritiba

17 - 29/05 - Bahia X Flamengo

18 - 29/05 - Cruzeiro X palmeiras

19 - 29/05 - Vasco X América /MG

20 - 29/05 - Atlético/GO X Fluminense

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Prefeitura trabalha na recuperação de ponte arrastada pela enchente em Cambury


Equipamento beneficia mais de 200 moradores

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), trabalha na recuperação da ponte de madeira localizada no Sertão do Cacau, em Cambury, na Costa Sul do município.

O equipamento com aproximadamente 20 metros de comprimento foi arrancado pela força da água, cujo volume aumentou no feriado da Páscoa, dia 24, em decorrência da intensa chuva que caiu na região.

De acordo com a Seadre, a ponte é o único acesso para aqueles que residem entre o rio e a serra. Ela está situada em local denominado Acesso 2.800, onde beneficia mais de 200 pessoas que moram nas imediações. Há, ainda, dezenas de casas de veraneio na área.

No dia seguinte ao ocorrido, a equipe da Regional Boiçucanga se dirigiu ao lugar onde executou, com a ajuda de moradores, uma passarela provisória para atender, principalmente, a travessia dos estudantes.

Os materiais utilizados na recuperação são: quatro peças de eucalipto de 10,5 metros por 30 cm; vigas de 6 por 10 cm e tábuas de rodeiro de 6 por 30 cm. Uma máquina retroescavadeira faz o carregamento das madeiras com a finalidade de agilizar o trabalho. Nas cabeceiras do equipamento, a Seadre realiza o enrocamento com pedras grandes para que o solo fique bem firme.

Segundo o responsável Jorge Paulo Pereira, a Prefeitura trabalha para liberar a passagem dos veículos (carros e motos) até às 10h desta quinta-feira, 28.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Prefeito recebe homenagem da diretoria do Barra do Una Futebol Clube



Ernane é homenageado pela diretoria do Barra do Una por entregar o campo de futebol, devidamente regularizado

O prefeito Ernane Primazzi (PSC) se reuniu com a diretoria do Barra do Una Futebol Clube, na tarde do último sábado, dia 23, no próprio campo, em Barra do Una, Costa Sul, para receber uma homenagem de agradecimento, pelo esforço realizado na regularização do terreno, que concede o campo ao clube, oficialmente.

Na ocasião, o vice-prefeito, Wagner Teixeira também foi agraciado com uma homenagem de agradecimento e apoio aos integrantes do Barra do Una.

A entrega oficial do terreno, devidamente regularizado, aconteceu no dia 1 de abril, no gabinete do prefeito Eranane, onde o mesmo pode esclarecer a verdadeira situação que se encontrava o terreno, onde está localizado o campo de futebol do bairro, confirmando assim sua desapropriação e regularização.

De acordo com o prefeito, o terreno foi desapropriado pela gestão anterior em 2007, porém não havia sido pago ao proprietário que logo solicitou reintegração de posse. “Com isso tivemos uma conversa com o proprietário e fizemos um acordo judicial, de desapropriação, num valor de R$1,2 milhão, do qual R$ 200 mil já foram pagos”, declarou o prefeito. “O restante está parcelado em 30 meses”, acrescentou.

Dessa forma, a Prefeitura finalmente pode ceder o terreno ao Barra do Una, mantendo o campo de futebol desta vez, devidamente regularizado.

Na ocasião, a diretoria do clube agradeceu o prefeito, afirmando que esta foi a melhor notícia nos últimos tempos, pois os eventos do bairro são realizados no campo. “Em nome da comunidade de Barra do Una, agradecemos imensamente ao prefeito esta atitude, pois a partir de agora irá fortalecer, e muito, toda a comunidade, sendo um ganho muito importante”, enfatiza o presidente do clube, Belmiro dos Santos Rodrigues.

“O prefeito foi o único que se sensibilizou com essa questão e teve vontade política em nos dar a posse do terreno”, disse Jorge Paulo Pereira, presidente do Conselho Deliberativo da Diretoria do Esporte Clube Barra do Una e caiçara nato da região. “Essa é uma briga muito antiga e que finalmente, graças a atual Administração, teve um final feliz”, relatou.

Diante da homenagem, Ernane agradeceu a toda equipe e se comprometeu ainda, nos próximos dias, a colocar iluminação no campo, melhorando ainda as condições de uso aos esportistas e comunidade.

Utilidade Pública

A área é considerada de grande utilidade pela comunidade, pois o espaço também é aproveitado para a realização de diversos eventos realizados no bairro durante o ano. Atividades para crianças carentes, aulas para o pessoal da terceira idade, festas como o dia da criança e Juninas são comemoradas no local.

“Futebol é uma paixão nacional e na Costa Sul não é diferente, motivo pelo qual os moradores de Barra do Una estão felizes e satisfeitos”, comentou José Donizete, diretor financeiro do clube. Ele relata ainda, que o campo de futebol está em ótimas condições e com o gramado perfeito para a prática do esporte.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um torcedor do Palmeiras foi detido após ameaçar crianças e uma mulher nas cadeiras cativas do Pacaembu,

Na noite deste domingo 24 . A confusão começou quando um grupo de crianças comemorou o gol de empate do Mirassol. O torcedor levantou irritado e começou a gritar, dizer para os pequenos garotos pararem de festejar o gol do time do interior. Uma mulher se levantou, a três fileiras de cadeiras abaixo, e o repreendeu: “para com isso, são crianças”. Palmeirense é detido após ameaçar crianças e mulher no Pacaembu

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Prefeito Ernane firma termo de compromisso para ajudar vítimas de alagamento na Costa Sul



Prefeito firma acordo com moradores dos bairros atingidos pela chuva

O prefeito Ernane Primazzi (PSC), o vice- prefeito Wagner Teixeira, o secretário de segurança urbana, Antonio Vicente de Paula Freitas, o delegado seccional Múcio Alvarenga, estiveram reunidos com a comissão de moradores do núcleo denominado Areião, na Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), em Boiçucanga, na Costa Sul do município, na tarde desta segunda- feira 25, para discutir as providências que serão tomadas quanto aos estragos causados pela forte chuva que assolou os bairros da região nos últimos dias.

A Administração se prontificou através de termo de Compromisso, firmado no encontro, a fazer imediatamente o serviço de limpeza dos rios localizados nas imediações onde foram registrados os alagamentos e as inundações dos imóveis, com a finalidade de facilitar o escoamento das águas pluviais.

Ficou acordado também que a Municipalidade doará cestas básicas, colchões e prestará toda a assistência necessária aos atingidos pela chuva.

Voluntários

Os temporais começaram na madrugada de sábado 23, e foram constantes durante todo o domingo 24. De acordo com o chefe da Defesa Civil Emerson Alonso, uma equipe permaneceu atenta nas áreas atingidas por horas a fio e funcionários – de férias – apresentarem-se voluntariamente para ajudar na remoção das famílias para casas de amigos e parentes.

Segundo informou, a previsão de tempo pegou todos de supresa, pois não era para chover o que choveu no fim de semana. “O verão terminou e com ele, o período de chuvas. Não esperávamos esse volume”, disse o chefe da Defesa Civil. O alto índice pluviométrico, assossiado à topografia plana e à maré cheia ocorrida, resultaram em alagamentos nunca vistos na Costa Sul, acrescentou o prefeito Ernane.

Donativos

Conforme informações, as maquinas da frota municipal trabalharam na remoção das barreiras durante toda a madrugada de domingo, as quais fecharam a rodovia SP-55, no km 151, em Paúba, onde houve um grande deslizamento de terra.

De acordo com Ernane Primazzi, já está em andamento uma campanha para angariar donativos às vítimas. Entre os itens solicitados pela primeira dama Roseli Primazzi, secretária do Trabalho e Desenvolviemento Humano e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, entre os itens solicitados estão cobertores, travesseiros, colchonetes, roupas, calçados, panelas, alimentos não perecíveis, água potável e leite longa, além de fraldas, copos, pratos e talheres descartáveis. “Todas as doações serão entregues no Fundo Social e também nas regionais de Boiçucanga, Maresias e Juquehy”, disse a primeira dama. “Daremos total apoio à comunidade e esperamos que tudo volte a normalidade o quanto antes”, concluiu o prefeito.

domingo, 24 de abril de 2011

Koloko vira lider na reta Final ... mas tem muita gente na briga .

BOLÃO DO BLOG DO WILHÃO 003

Momento Gran Finalle :

Bolo Floresta Negra





Bolo Floresta Negra


Resultados

20 e 23 de Abril , Quarta - Feira e Sábado

16 - Argentinos Juniors 2 X 4 Fluminense

Muita pancadaria e pouco Futebol, O Fluminense se classifica, mas terá muita dificuldades para seguir na Copa Santander Libertadores da América

17 - Santos 3 X 1 Deportivo Táchira

O Santos sofre com um time de amadores , não vejo futuro neste time .

18 - Internazionalle 2 1 Lázio

Tudo caminhava para um novo tropeço. O goleiro Júlio César fez pênalti, foi expulso, e a Internazionale perdia em casa para a Lazio. Mas o time de Milão ‘ignorou’ esse detalhe, encontrou forças para virar sobre os romanos (2 a 1) e, beneficiado pelo revés do Napoli diante do Palermo, reassumir a vice-liderança do Italiano.

VIII Lista


Class. Nick . Pts ( Sobe ↑↓ Desce )


01 - Koloko - 885 ↑01

02 - Breno Mercado Barra do Una - 845 ↓01

03 - Denis Padaria - 840

04 - Tomaz Braz - 805

04 - Blog do Wilhão - 805 ↑05

05 - Pedro Juquehy - 795

06 - Zé Motta - 790 ↑04

07 - Bêne Ondas do Una - 760 ↓01

08 - Capitão - 730 ↑08

09 - Jorge Mercado Barra do Una - 725 ↓02

09 - Vampeta - 725 ↑08

10 - Piui - 720 ↑10

11 - João Juquehy - 690 ↓01

12 - Nildo Ondas do Una - 685 ↓01

13 - Izaias Mercado Barra do Una - 680 ↑10

14 - Tatai Ondas do Una - 675 ↓02

15 - Guilherme - 670 ↓07

16 -Emanuel Gran Finalle - 660 ↑08

17 - Alex Ondas do Una - 645 ↓07

18 - Marcos José - 565 ↓02

18 - Evandro Mercado Barra do Una - 625 ↑01

19 - José Adilson Vila Mineira - 620 ↑01

20 - Ney Coqueral - 615 ↑01

21 - Juliano Ondas do Una - 610 ↑01

22 - Canjica - 600 ↓08

23 - Toninho Farmácia - 585 ↓08

24 - Manoel - 570 ↓05

25 - Gilmar da Adega - 525 ↑01

24 - Tostão - 375 ↓02


PRÓXIMO JOGO

30 de Abril , Sábado

19 . Arsenal X Manchester United

20 . Byern Munique X Schalke 04






  • Palpite

Blog do Wilhão



19 . Arsenal 1 X 2 Manchester United

20 . Byern Munique 3 X 1 Schalke 04


  • Palpite

Emanuel Gran Fianlle



19 . Arsenal 2 X 2 Manchester United

20 . Byern Munique 3 X 2 Schalke 04





ÚLTIMA NOTÍCIA

Cobertura da quadra de esportes da escola municipal de Boracéia ainda este ano foi confirmada pelo prefeito em reunião com vereador Reis e representantes do bairro


Uma das reivindicações da comunidade de Boracéia, solicitada pelo vereador José Reis por meio de indicações em 2009 e requerimento na última terça-feira, 12, a cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal de Boracéia, deverá ser concluída até o final do ano. A obra deverá ser licitada no próximo mês e terá início no segundo semestre, segundo confirmação do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, que também anunciou a intenção de pavimentar, no próximo ano, a rua principal do bairro, a Alameda São Caetano, onde estão instalados os principais serviços de atendimento à comunidade.
O anúncio foi feito em reunião na última terça-feira, 19, no gabinete do prefeito, onde ele recebeu o vereador Reis, o presidente da Associação de Amigos da Praia de Boracéia, Fábio Marcelo, e o vice-presidente Antonio Mouro.
Segundo Reis, o objetivo da reunião foi estreitar os laços entre a Prefeitura e a comunidade, por meio da associação de Amigos, para que novas reivindicações possam ser feitas. “Temos pedido muitas coisas para Boracéia, mas uma boa representação resume-se na execução de alguns assuntos pendentes. Ninguém melhor do que o prefeito para falar dos projetos para o bairro e o que poderá ser feito para atender aos moradores”, disse Reis. Sobre o anúncio da cobertura da quadra, ele lembrou que uma revista que abordava as obras da administração municipal publicou, no início do ano, a cobertura da quadra como executada, e ela nem começou. “Agora, o prefeito assumiu esse compromisso que é um sonho antigo da comunidade para que as crianças possam fazer suas atividades em local coberto e adequado e o bairro ganhe um espaço para festas e eventos”, explicou o vereador.
Ao ser questionado sobre obras de pavimentação no bairro, o prefeito também explicou que a maior dificuldade é o fato de não haver rede de coleta e tratamento de esgoto, uma obra projetada pela Sabesp para ser executada nos próximos anos. Porém, confirmou a intenção de pavimentar, em 2012, a rua principal do bairro para facilitar a locomoção á escola, posto de saúde e serviços essenciais do bairro. Ele também solicitará o desassoreamento dos canais da praia para tentar evitar as constantes enchentes que atingem várias ruas do bairro. O prefeito solicitará a limpeza dos canais e ainda a instalação de luminárias em trechos da Avenida Manoel Rebello Filho (rodovia Rio-Santos) em cerca de 200 metros desde a área da Brasterra até o Condomínio Costa Norte, e mais 400 metros, deste local ao Condomínio Tropical, região de grande movimento e que já conta com os postes, faltando apenas as luminárias para garantir mais segurança à população, explicou Antonio Mour0. O prefeito também disse que estudará a possibilidade de construir um galpão para atividades da comunidade em área próxima à sede da Associação de Amigos da Praia de Boracéia, como reivindicado durante a reunião.