quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Posto de Saúde de Barra do Una promove palestra em canteiro de obras

Barra do Una promove palestra de prevenção e orientação à saúde do homem na construtora Soem Nahas


Funcionários assistem, atentos, as orientações dos profissionais da saúde

Em função da Semana da Saúde do Homem, o ESF (Estratégia de Saúde da Família) de Barra do Una realizou nessa quarta-feira 24, a palestra de prevenção e orientação na construtora Souem Nahas, em bairro homônimo, na Costa Sul do município.

No segundo dia da ação, aproximadamente 40 funcionários participaram da palestra com duração de uma hora.

Na ocasião, cinco profissionais da Saúde entre eles: um dentista, um auxiliar do dentista, duas auxiliares de enfermagem e dois agentes comunitários da saúde, abordaram sobre higiene bucal e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Orientações básicas sobre higiene bucal, em como se fazer uma limpeza simples mantendo os cuidados primários feitos com o uso de fio dental e uma boa escovação, foram as primeiras recomendações do dentista durante sua palestra.

Transmissão

De acordo com Felipe Sarak, os temas pautados em relação à saúde bucal, tendo por base o trabalho de prevenção contra o câncer bucal, além das manifestações bucais desenvolvidas pelas DSTs entre elas HIV e HPV, são de extrema importância para a saúde do homem. “Devemos alertar quanto aos riscos de transmissão, pois às vezes, através de um simples sangramento gengival durante a relação sexual o parceiro pode ser infectado”, explicou.

As auxiliares de enfermagem e os agentes comunitários deram continuidade à palestra pertinente às DSTs.

Orientações e instruções quanto às doenças com o maior número de incidência entre elas o herpes genital, sífilis, condiloma, gonorréia e corrimentos foram transmitidas pelos profissionais da saúde aos funcionários que acompanhavam atentamente todas as recomendações.

Responsabilidade

De acordo com o funcionário de obra, Lailson Pereira, 20, com a palestra sempre se aprende um pouco mais o que possibilita maior consciência sobre os cuidados durante a relação sexual. “Cuidar da saúde passou a ser prioridade em minha vida”, comentou Pereira.

Para o funcionário, Austinho Elias de Souza, todo tipo de informação em relação à saúde é sempre muito importante. “Através das palestras colocamos em prática as orientações”, relatou Souza.

De acordo com a auxiliar de enfermagem da unidade, Ivone Soares, o principal objetivo da ESF é fazer a prevenção de todas as doenças. “Através de atividades como essas, fazemos um trabalho, acima de tudo, de reeducação”, explicou.

Nesta sexta-feira 26, último dia da ação, acontecerá uma palestra sobre planejamento familiar no ESF de Barra do Una, a partir das 9h.

Nenhum comentário: