sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Baleia Jubarte é encontrada morta na praia da Baleia

Baleia Jubarte é encontrada na Costa Sul e removida com sucesso por servidores municipais

Fotos: Cristiane Castro | PMSS
Jubarte é removida e enterrada na praia da Baleia

Ação envolveu 18 homens da Defesa Civil e da Secretaria das Administrações Regionais

A atual Administração de São Sebastião, através da Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), e da Segur (Secretaria de Segurança Urbana), com o apoio da Defesa Civil, realizou na manhã dessa sexta-feira 26, a remoção da carcaça de uma baleia encontrada no domingo 21, na praia da Baleia, Costa Sul do município.

O animal foi identificado como adulto, macho da espécie Jubarte com nove metros de comprimento e seis toneladas.

De acordo com o chefe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, conhecido como Carlão, o exemplar foi encontrado encalhado no canto direito da praia sem a cabeça; as vísceras foram encontradas na praia de Maresias.

Trabalho

Com o auxilio de duas máquinas: uma retro-escavadeira e uma pá carregadora, operadas simultaneamente, a equipe de 18 homens, depois de algumas tentativas, conseguiu remover o animal com sucesso enterrando-o numa vala de 13 metros de comprimento por 2,5m de profundidade aberta na praia da Baleia em local seguro e apropriado, segundo informações de Carlão.

Para evitar o mau odor, uma camada de cal virgem foi jogado sobre o animal, bem como uma lona plástica sobre sua carcaça.

Ainda de acordo com Carlão, futuramente uma equipe da Fundamar fará o resgate da ossada para posterior montagem no museu instalado no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, situada na região central da cidade.

Segundo o coordenador operacional da associação amigos de bairro Sabaleia, Eduardo Nunes, esta não é a primeira vez que exemplares dessa espécie são encontrados na praia. “Devido a época do ano muitos animais desviam de sua rota, se perdem e acabam encalhadas na praia”,explicou.

A ação contou ainda com o apoio dos salva-vidas ntegrante da Sabaleia.

Nenhum comentário: