sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto Planetário Móbile estara em Barra do Una nesta Sexta - Feira

Estudantes da rede municipal de Ensino na Costa Sul prestigiam projeto Planetário Móbile


Estudantes visitam interior do planetário móvel

A atual Administração por meio da Seduc (Secretaria da Educação), realiza a Semana da Astronomia com o projeto “Planetário Móbile”, nas diversas escolas de São Sebastião.

Nesta quinta- feira 28, o planetário móvel foi montado no ginásio de esportes da Escola Municipal “Professor António Luis Monteiro”, localizada no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul, o qual foi visitado durante à tarde por alunos da EM de Cambury.

Divididas em duas sessões (manhã e tarde), os estudantes participaram das apresentações de aproximadamente 40 minutos, período em que puderam vivenciar na prática, a experiência de uma viagem pelo universo. Com um conteúdo informativo, educacional e visual, o projeto possibilitou ao público estudantil aprender astronomia de forma natural e divertida navegando pelo espaço.

De acordo com a professora Elisângela Aparecida Sebastião, professora do 9º ano, a palestra contribui de forma positiva para a aprendizagem de nossos alunos. “É incrível aprender na prática o que ensinamos através dos livros na sala de aula”, relatou Elisângela.

O professor Lucas Leite, professor das turmas de 6º, 7º e 9º ano, a atividade prática visa trabalhar o conteúdo da olimpíada brasileira de astronomia e astronáutica. “Essa é uma forma de estimular nossos alunos”, disse Leite.

O Projeto Planetário Móbile faz sua última apresentação nesta sexta-feira 29, na Escola Municipal ‘Sebastiana Costa Bittencourt”, localizada em Barra do Una, e receberá também crianças da EM de Juquey.

Metodologia

Por trás do espetáculo, existe um trabalho pedagógico responsável e comprometido com os valores da nova educação. As apresentações são permeadas de temas transversais que podem ser explorados, em discussões posteriores, em sala de aula. A inserção desses temas enriquece o trabalho, resultando em soluções criativas no processo de ensino-aprendizagem.

O professor Irineu Gomes Varella, diretor do Planetário Municipal de São Paulo, de 1980 a 2002, desenvolveu um roteiro especialmente para o Planetário Móbile.

Os temas de Educação Ambiental foram elaborados pela professora Assucena Tupiassú, coordenadora de cursos no Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes), e da SVMA (Secretária Municipal do Verde e do Meio Ambiente) de São Paulo.

Apresentações

A linguagem e os conteúdos foram elaborados de acordo com as várias faixas etárias, acompanhando as etapas do desenvolvimento cognitivo. Os programas compreendem todas as séries, desde a educação infantil até o ensino médio.

Durante a narrativa, várias passagens se interrelacionam com os temas de educação ambiental. Ao serem questionados sobre o que aprenderam no planetário, os alunos sempre falam sobre as maravilhas dos planetas e principalmente sobre a importância de cuidar da Terra, visto ser o único planeta habitável no Sistema Solar.

Nenhum comentário: